Educando as crianças para terem uma atividade on-line mais segura

19 MAI 2023

Peter Pan enfrentou o Capitão Gancho para proteger a Terra do Nunca. Mas nós não usamos espadas nem voamos. Em vez disso, utilizamos a “nova normalidade” tecnológica para garantir que a infância das crianças permaneça segura e intacta.

Muitas vezes, a segurança cibernética das crianças começa antes mesmo do seu nascimento. Fotos compartilhadas de um ultrassom, atualizações da gravidez, imagens da decoração do quarto do bebê e aquela foto sorridente do treinamento do desfralde, tudo é somado ao rastro de atividade on-line da criança. Esses dados ficam armazenados na internet por muito tempo, tornando praticamente impossível a sua eliminação, permanecendo disponível durante toda a vida da criança.

Então, o que é exatamente um rastro de atividade on-line e o que podemos fazer para oferecer à criança o melhor começo na sua jornada digital?

Um rastro de atividade on-line é o que criamos a cada ação que realizamos na internet. Esse rastro de informações pode ser ampliado de diversas maneiras. Seja compartilhando fotos, comentando em um vídeo, deixando uma avaliação ou até mesmo fazendo compras on-line, todos esses dados são coletados e armazenados. Porém, nem toda coleta de dados é igual à outra. Há o que chamamos de coleta de dados ativa e passiva.

 

Qual é a importância do rastro de atividade on-line?

  • Ele é permanente. Uma vez que um conteúdo é compartilhado na internet, é muito difícil eliminá-lo 100%, ou seja, é provavelmente permanente, devendo permanecer armazenado em algum lugar.
  • Cria a reputação digital da pessoa. Querendo ou não, nossa presença on-line faz parte da nossa personalidade, e as pessoas podem a utilizar como uma fonte viável de informações sobre nós.
  • O conteúdo on-line é sempre público. O conteúdo compartilhado na internet está exposto a uma série de riscos, como o uso indevido e a alteração por outros usuários.
  • Seu rastro de atividade on-line pode ser explorado. Alguns cibercriminosos utilizam os dados públicos e o rastro de atividade on-line das pessoas, sendo o phishing e o roubo de identidade as abordagens mais comuns.


Como proteger o rastro de atividade on-line da criança?

Atualmente, um rastro de atividade on-line é algo praticamente inevitável, ou ao menos muito difícil de se escapar (seria preciso nunca utilizar um dispositivo conectado à internet). No entanto, existem algumas regras que podemos seguir para tornar o futuro on-line e off-line das crianças um pouco mais seguro

  1. Considere o fator constrangimento: Esses são alguns aspectos que devem ser considerados antes de fazer uma postagem sobre a criança. Os especialistas concordam que existem três fatores principais para determinar se uma postagem é apropriada ou não: conteúdo, comentários e alcance. Pergunte-se: é apropriado compartilhar essa foto em que a minha criança está usando o pinico com estranhos na internet? O comentário sobre o peso da criança seria feito em voz alta, em um local público? Como a criança se sentirá, no futuro, em relação à postagem de 30 fotos dela?
  2. Peça autorização: Desde cedo, ensine as crianças que pedir permissão antes de postar sobre outras pessoas na internet é imprescindível. E se a criança for muito pequena para ser capaz de consentir, reflita antes de fazer alguma publicação que possa trazer desconforto no futuro (como, por exemplo, um vídeo do bebê fazendo birra). Mais tarde, elas agradecerão a você.
  3. Privacidade: Certifique-se de que suas contas estejam definidas como privadas e que apenas pessoas em quem confia estejam na sua lista de amigos ou entre seus seguidores. Não tendo uma conta pública, o risco de uso indevido e alteração das fotos da criança é reduzido.
  4. Converse sobre segurança cibernética e coleta de dados: Explique à criança o que significa ter a presença constante da internet em nossas vidas. Fale sobre privacidade e segurança.



Ao seguir essas medidas simples, você não apenas garante a proteção das crianças na internet, mas também as ensina, desde cedo, sobre etiqueta “on-line” adequada e limites saudáveis. Afinal, você é fundamental na construção de uma relação saudável da criança consigo mesma e com o ambiente digital. Um dia, elas irão agradecer essas lições, à medida que crescerem e se tornarem usuários mais responsáveis na internet. E o mais importante, certifique-se de manter um relacionamento aberto com elas, para que se sintam seguras e livres para esclarecer dúvidas e expressarem suas preocupações sobre qualquer assunto, em ambientes digitais ou presenciais.

Alžbeta Koval’ová

Nos acompanham neste projeto

Fofuuu Entremeio Projecto Pac Atrium Instituto meet Lar das Crianças
Inscreva-se para para
receber a newsletter
Inscreva-se para para
receber a newsletter