Como proteger a identidade das crianças na internet
19 MAR 2024
As consequências do roubo de identidade infantil:
1. Caos de crédito: os cibercriminosos podem usar a identidade das crianças para abrir linhas de crédito, pedir dinheiro emprestado ou acumular grandes dívidas, deixando-as com uma classificação de crédito baixa, que pode afetar a sua capacidade de ter empréstimos ou hipotecas aprovados na vida adulta.
2. Registro criminal: em alguns casos, pode-se usar a identidade roubada para atividades ilegais, potencialmente deixando as crianças com antecedentes criminais.
3. Carreira: um histórico de crédito prejudicado pode influenciar futuras oportunidades de emprego, já que alguns empregadores fazem verificações de crédito como parte do processo de contratação.
4. Danos emocionais: a descoberta de um roubo de identidade pode causar muita preocupação e estresse, tanto para a criança quanto para a família.
Como podemos proteger a identidade das crianças contra o roubo de identidade?
Há certas atitudes que podemos tomar proteger e aumentar a segurança da identidade dos nossos filhos no mundo on-line, ainda que esse ambiente possa parecer horrível muitas vezes. Não se preocupe, preparamos uma lista de medidas práticas para proteger as crianças:
• Mantenha os segredos em segredo: guarde seus documentos confidenciais, como certidões de nascimento e cartões de registro nacional, trancados. Tenha cuidado ao fornecer dados pessoais do seu filho e o faça somente quando necessário.
• Eduque as crianças: fale sobre a importância da privacidade e os riscos de compartilhar informações pessoais, incluindo boas práticas para adotar on-line, detecção de golpes de phishing e o perigo em potencial das conversas com estranhos.
• Seja vigilante: fique de olho nas atividades on-line de seu filho faz e dê instruções a respeito do quê publicar ou não. Defina configurações de privacidade nas redes sociais para ajudar a manter sua identidade segura.
• Verifique o histórico de crédito das crianças: as crianças não devem ter um histórico de crédito, a menos que haja uma conta aberta em seu nome. Verifique regularmente o histórico de crédito do seu filho para garantir que não existam contas não-informadas.
• Software de segurança: proteja os dispositivos do seu filho com o software de segurança mais atualizado, incluindo Atualizações regulares são cruciais para proteção contra novas ameaças.
Navegar no mundo on-line é como andar em um carrossel: podemos ter muita diversão, mas usar com segurança é fundamental! As crianças podem até lidar facilmente com a tecnologia, mas sua inocência pode torná-las alvos de cibercriminosos.
Assim como as ensinamos a amarrar os cadarços, precisamos ensiná-las a proteger sua identidade on-line. Converse sobre a lista de itens para “nunca compartilhar”: nomes completos, endereços residenciais e nomes de escolas são proibidos. E não se esqueça dos códigos secretos que chamamos de senhas – devem ter a mesma complexidade de um enigma de bruxo!
Fale com frequência sobre segurança on-line! Dedique tempo ao assunto, como se estivesse contando a história favorita do seu filho. Incentive o compartilhamento de situações digitais, por exemplo: “Era uma vez, vi algo duvidoso na internet”.
Não hesite em usar a magia da tecnologia a seu favor. Use o controle parental em dispositivos e aplicativos para manter seu ambiente virtual seguro e protegido. A atualização regular dessas defesas é tão essencial quanto a vacina anual contra a gripe.
Lembre-se, a internet é o parque de diversão dos criminosos. É nosso trabalho garantir que consigam se aventurar e descobrir o próprio caminho, mas também que sempre o façam com segurança. Ao trabalharmos juntos, podemos garantir que os nossos filhos explorem, aprendam e cresçam em um mundo on-line mais seguro.
Autora: Alžbeta Kovaľová